Tomografia, Bagé, RS
Dias foi um dos usuários que comprovou a agilidade na realização do exame
Dias foi um dos usuários que comprovou a agilidade na realização do exame. Foto: Giovana Pereira

Em Bagé, os usuários do SUS estão vivendo um momento único, pois quem precisa de uma tomografia. Em alguns casos consegue realizar o exame no mesmo dia marcado. A boa notícia decorre do convênio assinado em abril deste ano, entre a Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência e o Hospital Universitário.

De acordo com a coordenadora da Central de Exames da secretaria, Deise Quadros, até o ano passado, os pacientes que precisavam de uma tomografia, aguardavam mais de ano para conseguir o procedimento. “Quando assumimos a administração, havia mais de 500 pacientes na fila de espera. Atualmente a realidade é outra, pois em junho zeramos essa fila e hoje nos orgulhamos de possibilitar a realização do exame em menos de 24h”, comemora.

O açougueiro Márcio Quintana Dias, 39 anos, foi um dos usuários que comprovou a agilidade na realização do exame quando foi marcar a tomografia para o filho Endryus Moreira Dias. Ele necessita do exame de imagem para iniciar o tratamento.“Me surpreendi com a rapidez, pois quando fui marcar a tomografia, fui informado que meu filho poderia fazer naquele mesmo momento, não necessitando aguardar ou marcar um determinado dia. Parabenizo a secretaria por proporcionar esse atendimento que para mim foi nota 10, excelente. Só tenho a agradecer aos envolvidos”, comenta.

O secretário de Saúde, Mário Mena Kalil, explica a novidade, em um comparativo com os anos anteriores, onde havia uma demanda reprimida de exames no município. “São disponibilizados mensalmente cerca de 300 tomografias sem contraste e 60 com contraste. Esse é um grande avanço para os bageenses que necessitam deste procedimento e saliento que nem com planos de saúde, o exame é realizado tão imediato quanto o que o SUS hoje disponibiliza em Bagé”, afirma.

A Central de Marcação de Exames da Secretaria de Saúde funciona de segunda a sexta feira, das 8h às 14h. Todas as pessoas, que tenham sido atendidas em uma Unidade Pública de Saúde e que tenham recebido uma solicitação de exame, podem procurar pelo serviço de agendamento. Se a solicitação atender aos critérios, o paciente será encaminhado para realizar o procedimento.

 

Comentários

comentários